Qual é a máscara ideal?

Sabemos da importância da escolha da máscara, ela é a interface do paciente com o equipamento e, portanto contribui de forma significativa na adesão do paciente à terapia.
Hoje existem diversos modelos de máscaras disponíveis no mercado. Máscaras nasais (tradicional, prong ou concha) e as oronasais (que envolvem o nariz e a boca).
As Fisioterapeutas da Konforta utilizam-se de alguns critérios para auxiliar o paciente na escolha da máscara. Como por exemplo, a análise do seu padrão respiratório, formato de face, hábitos antes de dormir, posição que o paciente dorme, etc. Mas contam principalmente com a experiência, após anos trabalhando na área passaram a entender melhor a necessidade, através dos hábitos e o perfil de cada paciente.
Durante o atendimento o paciente poderá fazer o uso dos modelos de máscaras, para avaliar com qual se sente confortável, mantendo um padrão respiratório mais próximo do fisiológico. A Fisioterapeuta irá conduzir o atendimento, fazendo algumas orientações e questionamentos buscando identificar o modelo que o paciente sentiu-se melhor. Após a definição do modelo, é preciso também orientação quanto ao tamanho adequado.
Após esta etapa de definição de modelo e tamanho, a Fisioterapeuta irá orientar o paciente como colocar e tirar a máscara escolhida e realizar o ajuste, uma vez que o paciente bem orientado evita lesões na face e vazamentos acentuados que prejudicam a adesão ao tratamento.
E por fim tratamos dos assuntos de manutenção da máscara como higienização periódica e troca de acessórios que também encontram-se disponíveis na Konforta.

Entre em contato e tire as suas dúvidas com a nossa Fisioterapeuta!