A Importância do Sono

Uma noite de sono mal dormida interfere diretamente na qualidade de vida, isso porque o sono de má qualidade pode prejudicar as atividades diárias. Dentre elas, pode haver alterações no apetite, estresse, ansiedade, função cerebral (como o desenvolvimento de falhas da memória), reparo muscular, metabolismo e a imunidade.

O sono é o nosso tempo de descanso, quando as funções do corpo se recuperam do desgaste de um dia todo. A imunidade, por exemplo, no sono é o momento onde ela faz grande parte de seu trabalho, noites mal dormidas podem alterar seu sistema imunológico deixando assim o seu organismo mais vulnerável, podendo facilitar o surgimento de doenças e infecções.

É importante entendermos que uma noite de sono bem dormida não quer dizer períodos longos de sono, você pode dormir por horas e mesmo assim acordar como se não tivesse descansado.

Por outro lado, poucas horas de sono podem fazer que se sinta revigorado. Portanto, o corpo e o cérebro necessitam de um sono com tempo adequado. E cada indivíduo terá a sua particularidade.

Para obter uma boa noite de sono, é indicado algumas alterações no ambiente, como, apagar a luz ao deitar, deixando apenas um abajur com pequena iluminação se quiser, desligar todos os eletrônicos para que não haja distrações ao cérebro, deixe o ambiente o mais favorável e aconchegante possível para você descansar, respeitar horário e tempo sono com disciplina também faz bem para o corpo entender e se acostumar.

Os indicadores para noites de sono mal dormidas são, inquietação na cama, acordar cansado, vigília repetida, incapacidade de manter a concentração, irritabilidade, letargia. Esses indicadores podem causar dificuldade para concluir tarefas simples como dirigir, trabalhar e aproveitar o tempo com a família.

Caso tenha se identificado com os sintomas acima apresentados, sugerimos consultar um médico especialista em Sono e investigar.

Quanto antes realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento, mais rápido irá retomar a sua qualidade de vida.