Apneia do Sono

A apneia do sono ocorre por uma obstrução da passagem do ar onde a musculatura das vias aéreas relaxa, impedindo a respiração adequada enquanto está dormindo. Desta forma, você acaba despertando para o ar poder entrar novamente e tentar regular-se, feito isto, rapidamente você volta a dormir, esse é um ciclo repetitivo durante o sono, por isso, ao acordar, pode não se lembrar desses despertares, mas durante o dia ira sentir sonolência, cansaço, como se não tivesse dormido bem a noite.

A obstrução da passagem do ar, acaba interferindo na chegada de ar nos pulmões, logo, altera a oxigenação no sangue aumentando o risco de hipertensão, infarto e AVC.

Esse distúrbio pode acabar afetando o sono do parceiro por conta do ronco, porém, nem todo roncador tem apneia, entretanto, quem tem apneia certamente irá roncar. Então, temos uma dica pra você, a avaliação do parceiro(a) é bem vinda pois o relato de sono agitado e ruidoso pode ser o ponto de partida para identificarmos a doença. A forma mais precisa de diagnosticar e através do exame de polissonografia. Este exame mede a atividade respiratória, muscular e cerebral durante o sono. As informações são coletadas por sensores espalhados pelo corpo e analisadas.

Após o diagnóstico, o tratamento ouro para apneia do sono é o uso CPAP para dormir, aparelho de pressão positiva que envia através de uma máscara ajustada ao nariz ou nariz e boca, um fluxo de ar para as vias aéreas mantendo-as abertas, evitando assim as paradas respiratórias.

Quanto mais cedo identificarmos, melhor para prevenir as doenças associadas e os riscos que elas trazem e assim devolver sua qualidade de vida.